Dia a dia kiwi

6 Dicas para você não passar frio na Nova Zelândia

O clima predominante da Nova Zelândia é o temperado oceânico. Isso significa que as temperaturas variam de maneira regular, contribuindo com a existência de estações bem definidas ao longo do ano, além de chuva – muita chuva, dependendo da região. Umidade alta ao longo dos meses e, no inverno, temperaturas variam de 18°C a -3°C, sendo que na Ilha Sul as temperaturas serão mais baixas com ocorrência de neve.

Mesmo depois de entender o clima você ainda pode ser pego de surpresa com o frio do país. Para quem foi acostumado a viver em uma cidade como Brasília – com períodos de chuva espaçados, frio na casa dos 20 graus Celsius e clima mais seco boa parte do ano – enfrentar chuvas e o vento por aqui é bem complexo.

Por isso, para ajudar você a não ficar tremendo por aí eu vou deixar aqui seis dicas sobre o assunto. Confira:

<a href="http://www.freepik.com">Designed by Solominphoto / Freepik</a>
Com as roupas certas você consegue se manter sempre aquecido.
  1. 1.Se você vai passar mais de três meses em uma região fria, aposte em um cobertor elétrico ou um aquecedor portátil.
    Aguarde por promoções para conseguir encontrar algo mais em conta e pesquise bem as diferentes potências e usos. O valor de um aquecedor (heater) varia de NZD 50 a NZD 1200 e, por isso, nem sempre o preço é indicativo de “melhor produto”. Um cobertor elétrico  você usa entre o colchão e o lençol. Ligue minutos antes de ir para a cama e desligue antes de ir se deitar. O valor fica entre NZD 20 a NZD 200. Seja qual for o método que você escolher mantenha o local vedado. Portas, janelas e cortinas deve estar fechadas para manter o calor no cômodo. E NUNCA durma com esses utensílios ligados para não aumentar riscos de incêndio. Fique atento ao consumo na conta de energia, dependendo do equipamento e estrutura da casa o custo pode aumentar.
  2. Meias de lã são fáceis de achar e bem baratas. Geralmente vêm identificadas com as palavras “warm” ou “winter” e são boas aliadas no inverno. Existem, ainda, meias-calça com fio mais grosso e opções “segunda pele” que você pode utilizar como uma camada a mais para proteger as pernas.
  3.  Sapatos também precisam proteger seus pés de chuva e frio. Existem modelos impermeáveis, as famosas galochas de chuva. A não ser que você vá caminhar na neve todo dia, uma boa bota ou tênis de cano longo impermeável ajudam.
  4. Hidrate seu corpo. Beba água e proteja sua pele. No frio e na exposição ao vento, a pele logo sente e pode ficar ressecada com facilidade. 
  5. Se você vai passar mais tempo no frio aposte em um casaco de boa qualidade e à prova d’água ou impermeável. Alguns casacos vem com a informação da temperatura adequada para usá-los. O preço varia de NZD 180 a NZD 800. Se o seu objetivo é praticar esportes na neve, você pode vestir mais camadas junto com um bom casaco ou alugar as peças nas estações de esqui e parques de inverno.
  6. Camadas e mais camadas é a chave para não passar frio. Mas não saia por aí no primeiro dia de inverno com 50 camadas de roupas. Calma, escolha os tecidos certos.
  • Lãs ou tecidos com uma boa porcentagem de lã e que não “pinicam”.
  • Tweed – tipo de lã mais grossa, geralmente, presente em casacos e saias longas.
  • Roupas de algodão – aquecem e são maleáveis
  • Aposte em malhas “segunda pele” ou “fleence” – “second skin” ou “thermal layer”. São malhas mais finas, com tecnologia feita para não reter umidade ou suor no tecido, mantendo a temperatura normal do seu corpo. Em lojas de esportes é comum encontrar esse tipo de malhas e locais especializados em casacos e roupas de frio.Sugestão: Vá testando antes de sair comprando tudo por aí, invista em produtos de boa qualidade. Se depois da sua estadia você não for usar casacos e roupas de frio, passe adiante. Existem locais que recebem roupas de segunda mão espalhados pelo país basta pesquisar, com certeza vai ajudar alguém no próximo inverno. =)

Onde encontrar roupas e acessórios para frio:


Leia também:

A cultura do chá na Nova Zelândia – e uma receita para espantar a gripe
http://alemdomar.com/cultura-cha-na-nova-zelandia/

  • Para entender cada detalhe do clima neozelandês eu recomendo o post do blog “Descubra o Mundo”.

http://blog.descubraomundo.com/nova-zelandia/nova-zelandia-clima/

 

 

Comentários

Siga o Além do Mar

Comunicóloga freelancer e expatriada. Curiosa por novas histórias e idealizadora do Além do Mar. Escreve com o propósito de solucionar problemas de uma maneira mais leve - ou para organizar o caos mental vez ou outra. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.