Carreira

Como se tornar um voluntário na Nova Zelândia?

A Nova Zelândia ocupa o oitavo lugar no mundo entre os países com mais voluntários, de acordo com pesquisa de 2013 do World Giving Index. Segundo os dados, cerca de 40% dos neozelandeses praticam algum ato voluntário – o que inclui doações, trabalhos, ajudar estranhos.

Além disso, o voluntariado é uma atividade bem reconhecida no país e pode até ajudar você a conseguir boa recomendação para um emprego. Ao realizar uma simples busca no Google você vai encontrar diversas opções para se tornar um voluntário na Nova Zelândia.

Como muitas das informações estão em inglês, vou destacar os principais detalhes para você entender como funciona o voluntariado na Nova Zelândia e como se engajar por alguma causa com a qual se identifique.

VoluntariadoAntes de tudo, onde encontrar?

A forma básica para entender quais opções estão disponíveis na sua região é procurando nos principais sites neozelandeses. A busca é simples: você digita a região e áreas que gostaria de atuar. Uma lista de opções vai aparecer e você escolhe aquela que melhor se adequa ao seu tempo e atividade.

-Volunteering NZ
http://www.volunteeringnz.org.nz/volunteers/finding-volunteer-roles/

-Go Overseas
https://www.gooverseas.com/volunteer-abroad/new-zealand

-Seek Volunteer NZ
https://seekvolunteer.co.nz/

Bibliotecas, centros comunitários, igrejas e museus estão espalhados por todo o país e possuem atividades variadas para voluntários. Que tal fazer uma visitar e descobrir mais?

Ajudar o próximoQuem pode ser voluntário?

De maneira geral, para realizar voluntariado na Nova Zelândia basta preencher critérios simples como: estar legalmente no país e não ter cometido nenhum tipo de ato considerado discriminatório contra nenhum grupo. Dependendo do local, algumas redes também exigem uma idade mínima para desempenhar certas atividades.

De acordo com o site da imigração neozelandesa, quem possui um visto de turista também pode se voluntariar desde que não receba nenhum tipo de recompensa  ou dinheiro. Segundo informações da imigração  uma recompensa ou ganho são definidos como:

Ganho ou recompensa é qualquer pagamento ou benefício que pode ser avaliado em termos de dinheiro. Exemplos incluem: acomodação, como hospedagem; bens, como alimentos ou roupas; serviços, como o transporte; treinamento. Se a sua intenção é receber ganho ou recompensa, não é considerado um voluntário e deve considerar solicitar um visto de trabalho”. (Fonte Immigration NZ: http://bit.ly/2vAKfnr )

Na dúvida o mais indicado é entrar em contato diretamente com a imigração por email ou por telefone.
Site: https://www.immigration.govt.nz/contact

Empatia - texto de João Doedelein


Alguns Benefícios

– Desempenhar alguma atividade como voluntário pode contribuir para melhorar o seu inglês e aumentar sua segurança para praticar o idioma.

– Você terá a oportunidade de conhecer pessoas de deferentes locais e dividir interesses em comum. Quer maneira melhor de socializar e até fazer boas amizades?

Você organiza o seu tempo. Alguns locais solicitam sua contribuição uma vez por semana e você ainda vai ter tempo de sobra para desempenhar outras atividades.

-A Cruz Vermelha, por exemplo, tem posições desde atendimento ao consumidor até atividades relacionadas ao marketing. Basta escolher o que você gosta mais. Se tudo correr bem, você pode solicitar uma carta de recomendação do responsável pelo projeto, o que é algo muito útil na hora de procurar emprego.

 

Sugestões de lugares

Red Cross – Cruz Vermelha

Hospice – Instituição Filantrópica

Starship – Cuidados para crianças hospitalizadas

Sustinnoworx – Promove diversas ações sociais em diferentes áreas, desde sustentabilidade ao apoio à mulheres em situação social de vulnerabilidade.

SPCA – Sociedade de Proteção de Animais.

English Language Partners – Espaço de tutoria e ensino da língua inglesa para estrangeiros

 

Leia também:
4 dicas para melhorar o seu inglês

Tipos de vistos na Nova Zelândia – informações gerais

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.