Especial

Coaching para grandes mudanças pt. 1 – O que é?

E se depois da escolha de mudar de país vie também a mudança de carreira? E se depois de matutar muito você ainda não souber por onde (re) começar? E se depois de tanto tempo longe, bater a vontade de voltar para casa e você precisar planejar tudo de novo? Complexo, né? Mas um coach de carreira pode ajudar nesses momentos.

Às vezes precisamos de alguém para clarear nossas ideias ao longo de uma decisão.

O coach não é um psicólogo, embora alguns profissionais tenham formação na área. Ele utiliza técnicas para traçar, junto com o cliente (coachee), metas e objetivos profissionais ou de vida. Um psicólogo também pode ajudar você, mas tenha em mente que ele possui um código de conduta e abordagem distinta daquele promovido por um coach.

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC): “A essência do Coaching está em fornecer suporte para que o indivíduo aprimore, se transforme e evolua. Assim como, auxilia-o a seguir na direção certa para seu estado desejado. O processo de Coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança”.

Assim como no Brasil, na Nova Zelândia existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço.  Uma dessas empresas é a Careers NZ que conta com acompanhamento para entender as principais habilidades de cada participante, como também, construção de currículo, técnicas para entrevistas, entre outros. “Nós orientamos nossos clientes que estão à procura de emprego, por exemplo, ensinando-os como fazer uma boa impressão e a fortalecer habilidades profissionais.Eles podem, então, se sentir mais confiantes de que vão encontrar o que melhor se adequa com a experiência deles*”, explica Navazesh Smith, gerente de Migrant Futures, Careers New Zealand. A empresa atende estudantes internacionais e companheiros de outros imigrantes.

Gostou do tema? Acompanhe o especial sobre coaching ao longo das próximas semanas no Além do Mar. Entrevistamos duas profissionais para dar dicas ao longo da sua jornada em um novo país.

  • Leia mais sobre o trabalho da Careers NZ clicando no artigo:

Creating New Zealand work-ready employees with Work Connect.

https://www.careers.govt.nz/articles/creating-nz-work-ready-employees-with-work-connect/

 *tradução livre de entrevista dada ao Além do Mar e escrita em inglês.

Comentários

Siga o Além do Mar

Comunicóloga freelancer e expatriada. Curiosa por novas histórias e idealizadora do Além do Mar. Escreve com o propósito de solucionar problemas de uma maneira mais leve - ou para organizar o caos mental vez ou outra. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.