Dia a dia e Bem-estar

Precisa ir ao hospital na Nova Zelândia? Saiba o que fazer

Uma gripe forte ou um acidente podem acontecer em qualquer lugar e até durante a sua viagem. Claro que torço para que isso não ocorra enquanto você estiver longe do seu país, mas se esse for o caso é importante estar informado sobre o que fazer. A seguir confira alguns detalhes para ir ao hospital na Nova Zelândia.

Quem tem direito ao sistema público da NZ. (Imagem: CC)Quem tem direito ao sistema público de saúde?

Turistas ou cidadãos neozelandeses têm direito à ir ao hospital, sendo o público ou o privado. No entanto, alguns serviços podem ser limitados aos que estão no país a mais tempo. Visitantes que queiram utilizar o hospital público, por exemplo, de maneira geral, podem utilizar o hospital público apenas no caso de emergência.

Valores por consulta e custos com exames também são definidos a partir do visto que você possuir e podem ser diferentes de uma clínica para outra. Pessoas com visto com validade de dois anos ou mais, geralmente, pagam metade do preço ou valores aproximados aos que possuem residência.

Ficou na dúvida? O ideal é perguntar o custo antes de iniciar qualquer procedimento. Consulte também:

Consulta médica de rotina. (Imagem: CC)

P.S.: Se você veio ao país com um seguro-viagem ou seguro saúde os passos anteriores seguirão o que foi acordado pela sua seguradora.

Consulta de rotina ou orientação

Se o seu caso não é uma emergência, mas se você precisa se consultar com um médico para conseguir um medicamento com receita ou orientação de rotina, seu primeiro passo é encontrar um clínico geral ou GPgeneral practitionner. O GP atende em clínicas e somente ele pode recomendá-lo para um especialista, se achar necessário. A consulta com um GP é paga e em alguns casos há uma taxa para novos pacientes.

Você pode consultar qual o GP mais próximo de onde estiver no site (inglês): https://www.healthpoint.co.nz/

Hospital para emergências

No caso de uma emergência você pode solicitar uma ambulância pelo número 111. O serviço é pago na maior parte do país, com exceção de Wellington que possui um sistema de ambulâncias sem custo.

Outra opção é ir direto a um hospital na sua região. No local você será encaminhado para triagem e irá aguardar atendimento. Como mencionado logo no início, dependendo do seu visto, o serviço pode ser cobrado.

Para entender os serviços oferecidos pelas ambulâncias, acesse: http://www.stjohn.org.nz/What-we-do/

 

Medicamentos e farmácia na NZ. (Imagem: CC)Medicamentos

Alguns tipos de medicamentos não exigem receita na Nova Zelândia. Se esse é seu caso, você pode ir direto a uma farmácia e solicitar – gratuitamente – a orientação de um farmacêutico ou atendente. Remédios para alívio de dor de cabeça, muscular, vitaminas e afins podem ser facilmente encontrados em supermercados e farmácias locais.

Se o inglês não é seu forte tente levar fotos ou palavras-chave para que você possa ser ajudado.

DICA: Ah! Vale fazer uma rápida pesquisa de preços já que os valores podem variar bastante de uma farmácia para outra.


Indo ao médico pelo ACC

O ACC – Accident Compensation Corporation – é parecido com o INSS no Brasil. É um serviço pago pelo empregador e cobre uma série de tratamentos médicos. Para saber se a sua lesão ou problema de saúde tem cobertura do Indo ao médico pelo ACC. (Imagem: CC)ACC você precisará de um encaminhamento médico. No entanto, se o seu caso foi diagnosticado ainda no Brasil ou se você já recebia tratamento por lá, você não terá cobertura do ACC.

Resumidamente, o ACC cobre tratamentos com quiropractas, acupunturistas, dentistas, fisioterapeutas, entre outros. O custo do tratamento ou exames e a cobertura variam, mas dependendo do caso você poderá receber reembolso total pelo tratamento e locomoção. =)


Dentistas

Dentistas e profissionais da área de estética não estão inclusos nos serviços disponíveis em hospitais. Para encontrá-los você precisa procurar clínicas particulares. O valores também variam de local para local.

Para outras informações acesse o link (inglês): https://www.govt.nz/browse/health-system/gps-and-prescriptions/dental-care/

Conta aqui nos comentários: você já precisou ir ao hospital na Nova Zelândia? Como foi? Tem alguma dica ou informação que não listei por aqui? Deixe um comentário ou envie um e-mail para alemdomarnz@gmail.com 

 

Leia também:
Onde encontrar informação oficial sobre a Nova Zelândia?

4 Ferramentas para calcular o custo de vida de um país

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.