Carreira

Queenstown – para além do turismo

Queenstown é uma cidade encantadora, assim como outros cantos especiais da Nova Zelândia. A cidade é o destino favorito de turistas na Nova Zelândia, de acordo com ranking to Trip Advisor.

Anteriormente falei das principais atrações e características de Queenstown nesse post aqui. Agora, se você se interessou pela cidade e está pensando em passar uma longa temporada por lá, separei informações sobre custo de vida, mercado de trabalho e outros aspectos da cidade. Conversei com um brasileiro que mora na região há quase dois anos para saber de perto o que a cidade tem a oferecer aos visitantes.

Mercado de trabalho

Com cenários paradisíacos não é por menos que o turismo é a principal indústria da região de Otago – na qual Queenstown está inserida. Hotéis, companhias aéreas e setores de conservação ambiental estão entre as principais áreas com vacância.

Ao mesmo tempo, seguindo tendência do restante do país, a construção civil e áreas de inovação e tecnologia também têm espaço em Queenstown e boa parta de região de Otago. Destaque ppara profissões relacionadas a essas áreas, tais como: engenharias, arquitetura, contabilidade e finanças.

Custo de vida

Alimentação, transporte e aluguel são os principais itens que afetam as economias de quem mora em Queenstown. Para André William, brasileiro que mora na Nova Zelândia há 1 ano e 10 meses, moradia é o item com valor mais alto no orçamento familiar. “O aluguel é muito caro. As pessoas acabam dividindo quartos para tentar diminuir esse valor. Em outras cidades é possível alugar casas inteiras com um valor um pouco acima do que é pago num quarto para duas pessoas aqui”, comenta.

De acordo com dados do site Numbeo, Queenstown pode ser mais cara que Auckland nos quesitos moradia e alimentação em restaurantes e bares. Embora custo com eletricidade (incluindo aquecimento, ar-condicionado e energia em si) em Queenstown seja 40% menor que em Auckland.

Aluguel médio em Queenstown (1 quarto):  NZ$ 1851.46
Aluguel médio em Auckland (1 quarto): NZ$ 1808.70

Para encontrar valores mais econômicos “acesse os diversos grupos de compra e venda no Facebook em busca de um quarto ou até mesmo uma casa. Observe o tempo de contrato, valor da caução, distância entres os locais que você pretende ficar, transporte público e o horário de circulação destes”, aconselha André.

Dicas para economizar

André morou em Wellington e Christchurch anteriormente. Na época ele tinha o visto Working Holiday e foi para Queenstown depois de um amigo falar sobre a cidade. As dicas dele para quem deseja economizar é desfrutar das trilhas ao redor da cidade, dosar nas saídas noturnas para pubs e boates.

O que você não pode deixar de fazer em Queenstown?

Aproveite para conhecer as pessoas ao seu redor e as diferentes culturas. A região tem muito a oferecer para turistas ou futuros moradores. Vá para as montanhas esquiar entre junho e agosto. Visite Bob’s Cove, uma trilha mais distante e que vale muito a pena. Já na cidade você pode fazer uma trilha até o topo da gôndola e ver a cidade ao fundo”, sugere o brasileiro.

Leia também:
Surpresas de Christchurch

Conheça a convidativa Wellington

Comentários

Siga o Além do Mar

Comunicóloga freelancer e expatriada. Curiosa por novas histórias e idealizadora do Além do Mar. Escreve com o propósito de solucionar problemas de uma maneira mais leve - ou para organizar o caos mental vez ou outra. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.